-
Arquitetos: Agence LEM +
- Área: 3186 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:Julien Lanoo, Thierry Ardouin
Posicionado na interface entre o subúrbio a oeste e um grande bloco de habitação a leste, o esquema desenhado por Pierre Lepinay e Meurice Bertrand do escritório de arquitetura Agence LEM +, integra dois edifícios que conseguem criar um cenário real urbano.
Seu projeto quebra o efeito wall-like dos blocos lineares com suas empenas que criam uma transição entre esses blocos e o bairro de casas de subúrbio Os arquitetos propuseram a abertura do espaço público para o parque existente, operando uma transição de escala através da implantação de uma edifício construído e um dos blocos existentes. Um forte eixo de ligação entre o caminho que leva à escola e uma varanda para o leste que foi criada com um edifício em forma de L construído em uma escala mais doméstica. Seu volume e plano são projetados para criar transparências ao mascarar o efeito de isolamento do bloco existente.
O resultado é uma arquitetura bem estruturada, que respeita os moradores que vivem nesse local há mais de dez anos. Os arquitetos forneceram áreas comuns envidraçadas, bem como as unidades habitacionais duplas onde as salas são viradas para as varandas que geram uma verdadeira continuidade visual e oferta aos residentes uma generosa vista. Os aspectos funcionais foram cuidadosamente projetados, por exemplo, as portas de correr se abrem para ampliar os espaços internos.
A identidade arquitetônica do projeto é refletida no forte compromisso assumido pelos arquitetos de integrar os dois novos edifícios aos existentes, espaços de privilégio permitindo que os residentes se comuniquem uns com os outros e criem um novo ambiente urbano unificado.